domingo, 5 de setembro de 2010

O Show não pode parar (As Obras também não)!



 



A notícia do Domingo inegavelmente foi a despedida do Maracanã.
Principalmente nas rádios cariocas, mas também nas TVs, jornais e internet, muito se falou sobre o assunto nos últimos dias e são vários os aspectos a serem considerados. 
O fechamento dele é catastrófico para Flamengo e Fluminense, isso é óbvio. Ficarão abandonados, pulando de galho em galho, por no mínimo três anos. As informações dão conta que ele não será reaberto antes da Copa das Confederações, a ser realizada no meio de 2013. Alguns chegam a afirmar que não há sequer confirmação se ele seria aproveitado ao final dela até a Copa de 2014, a ser realizada apenas onze meses depois.
O prejuízo técnico da dupla Fla-Flu é enorme. O Fluminense nesse ano por exemplo, se mostra capaz de ser campeão brasileiro como  raríssimas vezes se viu nesses 39 anos de disputa.
E justamente nesse ano o Maracanã...
O do Flamengo é inimaginável, basta lembrar a importância da torcida ano passado na conquista do hexa e na campanha de 2007 quando se safou pela enésima vez do rebaixamento em seus braços.
Mas... pq?
Porque o Maracanã vai ser fechado?
Porque se há menos de cinco anos também já o foi para se preparar para o Pan?
Porque se estádios particulares como Beira-Rio, mesmo sofrendo reformas não serão?
Porque por três anos, se a Fonte Nova e o "mal cheiroso" estádio do Corínthians que serão construídos e não reformados, não levarão todo esse tempo?
E talvez a pergunta sobre o dado mais absurdo: porque por mais de Setecentos milhões de reais se a previsão de construção do Engenhão(CONSTRUÇÃO!) era de apenas Oitenta milhões? Se a previsão de custo do mesmo estádio do Corínthians é de Trezentos?
E já há a informação de que o valor poderá chegar a Oitocentos e sessenta milhões de reais!
E fica por isso mesmo?
Fica.
Fica porque as razões para tamanho absurdo são todas lógicas.
O Maracanã vai fechar entre outras razões, porque sendo ele fechado, fica muito mais fácil justificar o vulgar montante do custo da obra, dá-se a impressão de algo grandioso, complexo.
Porque se ele estiver aberto para os times cariocas não se prejudicarem, todo mundo, a imprensa, a torcida, todos irão fiscalizar com muito mais facilidade e transparência se a dimensão da obra justifica o imoral valor total.
Porque com ele fechado, os prejudicados são - ÓH Que surpresa! - dois times que votaram contra o candidato da CBF na última eleição do clube dos 13!
E na disputa do título, o grande beneficiado é o - OH Que surpresa novamente! - Corínthians, que coincidentemente votou a favor do candidato da CBF na mesma eleição.
E cujo presidente foi chefe da delegação brasileira na última Copa!
E ainda tem muito mais a ser dito.
Mas eu acho que já deu pra entender.
Bom, eu agora vou dormir, e acreditar que logo após a Copa de 2014, o Maracanã não terá que ser fechado mais uma vez, pois sabe como é, Olimpíadas é com o COI, as exigências são outras...
Você, caro contribuinte, pode não reformar a sua casa, mas A Casa do Futebol Brasileiro você reforma toda hora.
Ah, e provavelmente outras, por tabela...

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br