quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Curtas e Grossas - 9 de Setembro

* Flamengo e Vasco brigam cabeça a cabeça pra ver quem tem a terceira camisa mais feia do futebol brasileiro.
Mas o Fla leva.

* Mais a frente, falarei sobre o tal do "jornalismo-manja" que o bom Lúcio de Castro, hoje na ESPN Brasil, tão bem descreveu.
Lembrei de seu artigo ao acompanhar o primeiro tempo de Vasco e Atlético Mineiro. Sem prejulgar todo o trabalho do repórter do passaporte Sportv que trabalha no jogo, nota-se que é muito verde ainda, parecendo que está lendo algo do qual desconhece por inteiro, a cada vez que participa.
Aliás, para os mais atentos, noventa por cento dos escolhidos são, ou tem sotaque paulista, algo que provavelmente não é acidental.
Trata-se da cada vez mais presente influência paulista na mídia, em especial a esportiva, a que mais acompanho.
Não basta falar bem de lá. Há de se ter o sotaque de lá.
E aí o Redação Sportv que era o lado carioca na programação matutino-vespertina do canal, ao perder Marcelo Barreto para o SportvNews tem como substituto André Rizek, o arrogante, superestimado e já citado neste blog, jornalista paulistano.
 
* Polêmica com Fred? Renato Maurício Prado tem matéria-prima pra um mês.
Mais a frente também, me aprofundo no caso.

* FutÊbol
Tem louco pra tudo. Embora seja do que se trata este blog e os canais esportivos por assinatura na maior parte do tempo, não é comum se ouvir a palavra "futebol" com muita frequência em transmissões, e programas sobre o tema.
Bom, isso até você conhecer Maurício Noriega, jornalista paulistano com sotaque carregado que é recordista mundial em pronunciar a palavra "futebol" em suas intervenções. Claro, sempre com seu sotaque, como posso dizer, elegante como as meninas de sua terra, segundo Caetano em "Sampa".
Parece um elemento colocado ali com uma finalidade clara: declamar a palavra o maior número de vezes possível para que o sotaque e forma de pronúncia locais se espalhem pelo país.
É só reparar.

Um comentário:

jorge ivison disse...

Fala Rodrigo, estou acompanhando o blog, e gostei das coisas que vi e li até aqui.
Continue assim, meu camarada, você está no caminho certo.
Grande abraço.

BlogBlogs.Com.Br