terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Mimadinho de Quintino


Tá lá no Aurélio, Caráter: "Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem uma pessoa(...)."
A ausência de caráter portanto se conclui, é a falta de "qualidade" (no sentido acima citado), de postura, seja ela boa ou má aos olhos de quem vê, enfim, de um conjunto de valores.

Zico hoje abriu a boca.

Falou várias coisas e se fez, como sempre, de vítima.

Em todo os meios de comunicação que o vi, estava falando com amigos, com pessoas que sabia de antemão que delas, não viriam perguntas na "canela".
Mas isso é um direito dele, assim como é direito de um meio de comunicação ser chapa branca, e de um ouvinte, telespectador ou leitor atentar para isso ou não.

Zico disse que o contrato com o CFZ havia sido rescindido antes dele assumir o clube.
Isso não é verdade.

Zico já havia dito que o contrato com o CFZ não é lesivo ao Flamengo.
O mesmo reza que se um jogador fosse emprestado ao CFZ e voltasse para o Flamengo, metade de seu passe numa futura venda seria de direito do CFZ.
Julgue você se isso não é ser lesivo.
Julgue você também, se não é altamente prejudicial ao Flamengo, colocá-lo num contrato em igualdade de condições e importância à um CT metido a clube.

Zico afirmou que conversou com Vanderlei Luxemburgo sobre uma possível vinda dele para treinar o clube.
Vanderlei que era neste momento, técnico do Atlético Mineiro.
Flamengo que tinha neste momento um treinador trazido por ele Zico, trabalhando.

Zico também disse que vai processar quem o acusou de ser desonesto.
Capitão Léo e asseclas não devem ser os maiores exemplos da moralidade e dos bons costumes, mas alguém viu, ouviu ou leu alguma acusação direta de quem quer que seja sobre a idoneidade de Zico?

Quando citei a definição de caráter no início do post, citei porque queria mostrar que não, não acho Zico mau caráter.

Mas não só acho como tenho certeza, é ausência total de uma postura reta, dizer algo hoje, e desmentir daqui a três meses.

Ou ninguém mais se lembra da entrevista chorosa e horrorizada que o mesmo deu quando foi demitido por telefone na Europa?
É postura de um ídolo pretensamente inatacável, fazer de lema profissional o "faça o que eu digo, não o que eu faço"?
É ter postura se demitir pro SMS?
É postura de um adulto responsável argumentar que não avisou sua chefe de sua demissão porque estava tarde?

Será que alguém mais também lembra da reclamação patética que Zico fez por telefone à Rádio Globo anos atrás sobre a forma como o Flamengo havia tratado seu filho?
Seria correto fazer vistas-grossas para o mesmo nepotismo que abominamos na política?

Deixo oculta para vocês imaginarem, mais uma frase que Zico disse hoje e que não provoca nenhum juízo de valor mais sério em comparação a outras que ele também proferiu e que já foram citadas neste post. Mas que mostra bem a relevância que o maior ídolo do Flamengo dá para suas próprias palavras. 
Zico ao assumir o futebol do Flamengo no meio do ano, disse que sua carreira como treinador estava praticamente encerrada, que não queria mais aquilo para si, lembrando a forma como havia sido demitido de seu último clube.
Será que alguém imagina qual foi sua resposta ao ser perguntado hoje se voltaria a ser treinador?

Sempre o achei um cara elegantemente ingênuo, demais até para quem viveu num mundo tão podre quanto o do futebol por tantos anos.
Lembro que certa vez cuspiu no chão em protesto por um erro de arbitragem que julgara ter sido cometido contra si, quando jogava no Japão.
Em situação semelhante, 90% dos jogadores estariam quase engolindo os juízes com uma raiva incontrolável dentro de si.
Hoje disse também que como presidente espera um dia mudar tudo que não conseguiu desta vez.
Será ingenuidade mesmo, ou é possível que alguém de seu renome e que tenha sido alçado a diretor de futebol desconheça tanto o estatuto do clube por onde passou boa parte da vida?
Será que nenhum amigo mais próximo lhe avisou que tudo dependerá dos mesmos conselhos que o "perseguiram" agora?

Zico me parece não saber ainda exatamente quem é.
E da mesma forma que Renê Simões quando disse que estavam criando um monstro em relação a postura passiva da imprensa com os absurdos feitos por Neymar, digo que estão criando um bebê, em relação a postura de parte da mesma imprensa que colocou numa redoma de vidro e se recusa terminantemente a tirar Zico de lá.

Bebê esse de 57 anos, avô, que não cumpre coisas que prega, que sempre põe a culpa em alguém por seus erros, e que tal qual uma criança mimada, quando enjoa de seus brinquedinhos, se levanta e vai embora sem pensar nas consequências disso. 
Mas com a certeza de que nada, nada contra si será dito.

Buá.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br