sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ídolo que envergonha


Ser do contra, fazer parte da extrema minoria, sempre me agradou.
Primeiro por viver numa sociedade cujas opiniões são em sua grande maioria hipócritas e superficiais.
Segundo porque a mesma sociedade, não por culpa dela é verdade, não tem capacidade intelectual sequer para votar, quiçá portanto para atestar o que é certo ou errado.
O simples fato de ser comungada pela imensa maioria da população, evidentemente não transforma uma opinião em verdade absoluta. Pelo contrário.
Ainda mais quando lembramos da famosa fase de Nélson Rodrigues.
Ainda mais quando se trata de um assunto apaixonante.

Critiquei Zico desde o início de sua gestão, pelas coisas que fez ou deixou de fazer.
Pelas ações e omissões no processo.
Jamais vou de antemão elogiar ou criticar alguém pelo que ela já fez.
Minha crítica, positiva ou negativa, estará sempre baseada no fato em análise, independente se a pessoa é simpática ou não, recorrente em acertos ou não, bonita ou não, querida(mesmo que seja por mim) ou não.
Por essa maneira de pensar e de forma consequente, de agir, é que abomino idolatrias, que não compro o cd de um artista que gosto pelo simples fato dele já ter feito algo bom. Vou querer ouvir antes para saber se este, que é afinal é o que vou comprar ou não, também o é.
A nossa sociedade repete em profusão frases feitas todo o tempo.
Poucas delas são procedentes.
Uma, que concordo, diz que ninguém é perfeito. Outra, diz que errar é humano.
No entanto são plenamente esquecidas quando o bichinho do fanatismo, da idolatria, da paixão cega e imbecilizada acorda dentro dos organismos dessas pessoas.
É por tudo isso, que vou comentar os trechos que realmente dizem alguma coisa, da carta de demissão de Zico.


"Considero nesse momento que não é possível fazer no Flamengo aquilo que eu gostaria."
OC: Porque não é possível? Quem não deixa? De que forma é impedido? Não tem como reagir? Está sendo ameaçado?

"Percebo que a minha presença não tem sido favorável"
OC: A quem? Não pode fazê-la passar a ser? Não tem armas para lutar?
"...não posso carregar comigo a desconfiança de um dos setores mais importantes do clube, o Conselho Fiscal."
OC: Porque não? Não fala a verdade? Não julga impossível que se prove algo contra você?

"...essas pessoas...dispostas a jogar sujo e minar o próprio clube."
OC: Estão jogando sujo de que forma? Com fiscalização e denúncias infundadas? Não pode provar o contrário?

"...minha presença está prejudicando o clube."
OC: De que forma? Denúncias em torno de seu nome, prejudicam o clube ou você?

"É preciso união e muita gente está mais preocupada em me tirar do cargo do que com o Flamengo. Portanto eu saio."
OC: Porque vai permitir que essas pessoas lhe derrotem? Porque a covardia? Cadê o amor pelo clube? Não acha que está tomando a atitude mais cômoda?

E as perguntas que não querem e jamais irão querer calar:

Não tinha a mais remota idéia de como as coisas aconteciam dentro do Flamengo?
Não sabia quem eram as pessoas que respondiam pelos setores de fiscalização do clube?
Não conhecia essas pessoas?
Não acha que fiscalização é algo natural e faz parte de um sistema democrático?
Não acha que "abandonar" o barco no momento em que o clube está numa terrível crise dentro de campo, em décimo quinto lugar, que não foi a posição que o encontrou, muito por sua culpa em função das contratações equivocadas de jogadores e treinador que fez, deixará o clube entregue a própria sorte?
Não acha que é um ato de covardia não encarar as tais denúncias?

E o principal:

Abandonar o clube pelo qual se diz apaixonado que está à beira de um rebaixamento, ganhando 300 mil reais para administrá-lo, é atitude de ídolo???

Com vocês, o veredicto.


Ps: Antes de publicar o post, vejo no Lancenet matéria em que Zico disse ao site a seguinte frase:
"Acho que o Flamengo pode acabar me perdendo para sempre"

Infeliz do clube que tem como maior ídolo alguém que se julga maior que ele.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Olá Rodrigo...
primeiramente gostaria de agradecer a visita ao blog e por ter gostado...sempre fui apaixonada por futebol e tento externar a minha paixão atra´ves do blog. Quanto a parceria acho uma ótima...rsss. Fico aguardando um novo contato.
Abraços

BlogBlogs.Com.Br