terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Resumo da Década - Vasco da Gama

Um fez apenas 20 gols; o outro mais de 50. Mas você tem dúvidas de quem é o posto de ídolo do Vascão na década?
 
 VASCO DA GAMA


O time da virada, precisa dar a mais importante de sua história


Escassez de títulos, de craques, rebaixamento e disputa política.
Essas características que tão bem sintetizam as décadas de Palmeiras e Atlético Mineiro(com excessão da última), também resumem o que foi este período para o Vasco da Gama.
Clube grande que há mais tempo não vence um título de dar orgulho na torcida, o vascaíno hoje quer esquecer os últimos anos mas ainda não sabe quem deve comandá-lo para mudar os rumos da vitoriosa caravela.

Um Eurico desgastado, em grande parte da década e um Roberto enrolado nos últimos anos: são essas as duas razões básicas que justificam tantos insucessos.
O clube que fechou o século e o milênio passado tendo a melhor equipe do Brasil(com direito ao título brasileiro de 2000), não chegou nem perto de repetir o feito no período de 2001 à 2010.
Para se ter uma idéia da dimensão do fracasso, o clube terminou entre os dez primeiros colocados a competição mais difícil e importante do país, apenas uma vez em dez anos.

Pela Copa do Brasil, eliminações em casa para 15 de Novembro, Baraúnas, Gama e Sport; e ainda um vice campeonato para o rival Flamengo em 2006 na única final disputada pelo clube em 22 anos de torneio.

Nos torneios sul americanos, quatro eliminações na primeira fase, uma na falecida Mercosul e três na sul americana. Uma participação na Libertadores em 2001 com eliminação para o forte Boca nas quartas de final, e ainda uma eliminação também nas quartas de final da sul americana em 2007 para o América do México.

No campeonato carioca, o último grande título em 2003. De lá pra cá, apenas um vice e um terceiro lugar. 

As tradicionalíssimas divisões de base em declínio, o fim de carreira do ídolo Edmundo, a saída sem volta do outro grande ídolo Juninho Pernambucano, e o rebaixamento em 2008 são algumas das grandes tristezas do torcedor cruzmaltino na última década.
Década aliás, em que talvez o gol mais marcante que o clube tenha feito, tenha sido o milésimo de Romário em São Januário.
Pouco, muito pouco mesmo para quem tem, interesses financeiros e escusos à parte, a segunda maior torcida do Brasil.

Time da década: Fábio; Wagner Diniz, Dedé, Géder e Gilberto; Andrade, Rodrigo Souto, Morais e Juninho Paulista; Leandro Amaral e Romário.

6 comentários:

Miguel Angelo disse...

Caro Rodrigo, vou deixar aqui o meu endereço de e-mail que está na página do blog.

imperiofutebolistico@hotmail.com

quando mandar o seu banner, envie juntamente como se coloca la no blog pois nunca fiz nada assim.

abraços

Ana Fernandes disse...

O time da Colina teve a pior década de sua história. Agora tem que fazer boas contratações pra ver se ano que vem ganha alguma coisa.

Gabriel Campi disse...

Rodrigo, com certeza esta foi a pior década da nossa história. As disputas políticas atrapalharam (e muito) o desempenho do time dentro de campo. Ganhamos apenas um Carioca e uma Série B. É muito pouco para a linda história do cruzmaltino. Esperamos um futuro mais vitorioso, agora com o Roberto Dinamite começando a arrumar a casa, a vinda de patrocinadores e de jogadores.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Anônimo disse...

Rodrigo, essa década para Palmeiras e Vasco foram uma das piores das histórias dos dois clubes. Mas na decada de 80 o Palmeiras sofreu e na decada de 90 se esmeraldou com tantos títulos.

Palmeiras e Vasco tem de tudo para conquistarem varios titulos na proxima decada.

www.maniacosdofutebol.blogspot.com

www.futebolrio-sp.blogspot.com

Jhennifer Fraga disse...

Com Certeza não foi uma década boa para o Vasco,como você mesmo disse:
Escassez de títulos, de craques, rebaixamento e disputa política.

abraços!


fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com

Rafael disse...

Muito legal e "instrutivo" o resumo da década. Não cai na mesmice das retrospectivas óbvias e atualiza avaliações que não poderiam ser feitas na época.

BlogBlogs.Com.Br